Giberval_escaneada_por_Cordeiro_em_baixaToda arte utilizada no primeiro álbum oficial do grupo Matita Perê, Reino dos Encourados, é assinada por Giberval Melo (1939-2006), pai de Borega. Ela dialoga com a escolha do repertório, que tem cinco canções dele, e com a malha sonora do CD – uma referência afetiva ainda a Feira de Santana e à cultura nordestina.

A figura do vendedor de potes de barro, tão comum nas feiras, e de um homem descansando na rede são temas de duas pinturas, em óleo sobre tela, presentes no encarte. Três ilustrações ajudam a criar o ambiente regional: a típica fanfarra, o busto de um vaqueiro e a boleia de um pau de arara. Mas o destaque está na capa, a figura central do vaqueiro perseguindo um bezerro desgarrado.

A arte de Giberval é sublinhada pelo trabalho do designer Sidhartha Gautama, responsável pelo projeto gráfico do CD. Sid compôs a paisagem da capa – acrescendo luz, profundidade e outros grafismos, como pássaros estilizados – além de desemoldurar a produção de Giberval no encarte, de forma muito poética e singela.

Giberval chegou a Feira de Santana em 1962, após pedir desligamento do Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia), em Salvador, para tomar posse, aos 23 anos, como funcionário do Banco do Brasil. Nascido em Juazeiro do Norte (CE), chegou a morar em Petrolina (PE) e depois, por mais tempo, na cidade baiana de Jacobina.

Tela_potedebarro_baixares_400pxMultifacetado – Considerava-se um feirense, pois suas tendências artísticas, tanto na pintura quanto na música, foram descobertas na Princesa do Sertão. Sua primeira exposição foi no Complexo Cultural Carro de Boi em 1977, na coletiva “I Feira Livre de Arte Total”.

Já no ano seguinte, fez sua primeira mostra individual com 35 obras em óleo sobre tela, intitulada “O Sertão”, no Museu Regional – toda a renda conseguida com a venda dos quadros foi destinada a auxiliar o Lions Clube, do qual era o presidente, na cobertura dos gastos oriundos da construção da Casa do Sertão.

Ao lado dos artistas plásticos Juraci Dórea e Antonio Brasileiro, inaugurou, em 1993, o Espaço Cultural Banco do Brasil, com uma exposição conjunta. Ele integrou ainda a primeira coletiva de Arte do MAP (Mercado de Arte Popular) em 1985 e, no mesmo ano, outra exibição intitulada “Síntese da Arte Feirense”.

Giberval retratou, também no canto e na composição, a alma catingueira de Feira e região. Levou essa verve sertaneja para os festivais de música que participou no País, como em São Paulo (SP) e Londrina (PR), e no disco que lançou, de forma independente, em 1987.

Gravado em 16 canais no estúdio WR, em Salvador, o elepê Lembranças tem oito canções de sua autoria, arranjadas por Carlinhos Marques e com a participação de músicos da banda Acordes Verdes, como os tecladistas Alfredo Moura e Luizinho Assis e o percussionista Carlinhos Brown, além do lendário maestro Orlando Silveira, no acordeon. Desta obra, o Matita Perê pinçou a toada Carro de Boi.

cartaz_Pixinguinha_baixares_510pxGiberval tem parcerias com seu irmão Marcelo Melo e Clóvis Lima, já falecidos, além de Timbaúba e Iderval Miranda, todos colegas bancários. Nos dois anos da passagem do projeto Pixinguinha por Feira de Santana, ele dividiu o palco com artistas locais e nacionais, entre eles Elizeth Cardoso, Wagner Tiso e Sebastião Tapajós.

Em 1985, ele tocou na mesma noite de Márcio Montarroyos e Jane Duboc, sob a direção de Roberto Talma. Porém, foi a edição do ano anterior que o marcou pelo resto da vida: Giberval cantou o seu repertório autoral e músicas do seu irmão Marcelo, que falecera um mês antes; pela programação, eles fariam o show do Pixinguinha juntos.

No Reino dos Encourados, tem uma vinheta bem no meio do álbum, uma gravação caseira, descuidada, em que se pode ouvir a interferência sonora de um automóvel passando na rua. Para o Matita Perê, ela traz mais autenticidade e beleza ao momento de intimidade entre dois irmãos que compartilharam arte: Giberval cantando e tocando Andarilho, sendo acompanhado pelo inconfundível som e improviso do violão de aço de Marcelo.

Fotos deste release em alta resolução aqui